Qual é o custo de vida na Inglaterra?

A Inglaterra é um país caro para se viver, principalmente na capital, Londres. Para se ter ideia, sem contar com o aluguel, o custo de vida de uma pessoa pode girar em torno de £ 915.

A boa notícia é que existe muita variação de uma cidade para outra. Por exemplo: em Londres um casal gasta mais ou menos £ 3.100 para viver, mas em Leeds isso cai para £ 1.650 e em Liverpool é menos do que a metade da capital: £ 1.500.

Em resumo, o que eleva o custo é sempre o valor do aluguel.

 

Contas da casa:

Para duas pessoas, apesar de não variar tanto assim de uma cidade para outra, internet, luz, gás, água e taxa de lixo custam em média £ 260.

É óbvio que os custos podem aumentar de acordo com variáveis como: tamanho do imóvel, quantidade de pessoas, época do ano, etc.

Mas a boa notícia é que existem muitos fornecedores, e concorrência é sempre importante no quesito preço.

 

 

Alimentação:

 

Não falamos até aqui do supermercado, né? Os preços também variam um pouquinho de cidade para cidade, sendo que em Londres não tem jeito, as coisas são sempre um pouquinho mais caras.

 

Abaixo vamos colocar alguns itens encontrados em mercados de Londres, assim você fica sabendo o mais caro – porque aí achando mais barato é lucro, não é mesmo?

 

1l de leite – £ 1,10

1kg de arroz – £ 1,75

1 dúzia de ovos – £ 2,30

1kg de filé de frango – £ 6,50

1kg de carne – £ 10,50

1,5l de água – £ 1,15

 

Fica a dica: existem muitos mercados, mas as grandes redes, como Aldi e Lidl, costumam ter preços mais acessíveis.

 

Transporte:

É bem legal colocar na ponta do lápis o transporte, e isso porque você vai precisar se locomover, certo?

Lá na Inglaterra o passe varia de cidade para cidade, por exemplo:

Londres – £ 160

Leeds – £ 75

Liverpool – £ 70

 

A boa notícia:

A boa notícia é que a saúde pública na Inglaterra é muito boa e é gratuita. Ou seja, não é necessário se preocupar com o pagamento de planos de saúde.

Estrangeiros podem ter acesso ao NHS, nome do sistema de saúde pública de lá. No entanto, pra isso é necessário ter residência definitiva no país. Se você não tiver isso, aí terá que pagar uma taxa anual para poder ser atendido.

Visto de estudante – £ 470

Menores de 18 anos – £ 470

Demais vistos – £ 625

Parece caro? Bom, é uma taxa anual. E é importante dizer que alguns estrangeiros ficam isentos, mas só em casos de pedidos de asilo, proteção humanitária ou para os que estão solicitando o visto permanente.