Cada vez mais brasileiros têm desembarcado em Portugal em busca de melhor qualidade de vida. E a escolha pela Terrinha de certa forma é fácil, afinal os índices de violência por lá são baixos, o país fica na União Europeia e, por último – mas não menos importante -, fala o mesmo idioma que o nosso.

Mas se você quer ir trabalhar em Portugal, é claro que tem dúvidas, certo? Por isso, neste artigo, vamos colocar algumas FAQs (perguntas frequentes) de brasileiros que querem atravessar o Atlântico.

 

FAQs sobre o visto de trabalho em Portugal:

 

Pergunta: Realmente precisa de visto?

Resposta: Para trabalhar legalmente, sim. E o pedido é feito no Brasil mesmo.

 

P: E dura por quanto tempo?

R: 4 meses. Depois desse tempo você precisa pedir autorização para residir. Essa autorização de residência vale por um ano, mas pode ser renovada.

 

P: Mas eu posso entrar como turista?

R: Pode. Você pode entrar como turista e manifestar o interesse pelo visto de trabalho. Mas não é o indicado, até porque esse visto de trabalho pretendido pode ou não ser aceito.

 

P: Quanto tempo demora pra sair o visto?

R: O prazo médio de processamento dos vistos é de 60 dias após a inserção do requerimento no sistema de vistos.

 

P: Quanto custa?

R: Considerando as taxas consular, de transferência e de processamento, se seu visto de trabalho for como residência, o valor total gira em torno de R$ 650,00; considerando as mesmas taxas, mas com visto de estada temporária, o valor total gira em torno de R$ 550,00.

 

Dica de ouro:

Depois de ler essas informações, se você quer dar o primeiro passo, saiba que a  VFS Global é a empresa autorizada a receber e encaminhar as solicitações de visto de trabalho para Portugal.

Sendo assim, a gente aqui da Joobfy te recomenda que entre em contato com a empresa, que aqui no Brasil tem escritórios em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília, em Nova Lima (MG) e em Salvador.