Está indo para Portugal? Saiba que morar na Terrinha é uma delícia, mas, apesar de Brasil e Portugal serem coirmãos, existem muitas diferenças culturais – e a primeira vista pode ser estranho.

Neste post, nós do Joobfy vamos te mostrar sete coisas que são diferentes em Portugal, assim você já fica familiarizado e não toma sustos. Vamos lá:

 

  1. Comida de rua

Assim como no Brasil, em Portugal, de modo geral, também existem muitas opções de comida de rua. O diferente são os nomes, uns bem estranhos. Veja a lista abaixo:

Porras recheadas = churros

Sandes = sanduíche

Bifana = pão com carne de porco

Prego = bife (pode acompanhar ovo, queijo e presunto)

Cachorro = cachorro quente

 

  1. Saúde pública

A saúde pública não é de graça em Portugal, ou seja, para todos os serviços são cobradas taxas. Normalmente, o governo paga a maior parte e os pacientes pagam por consulta, emergência, exame, cirurgia, etc. É importante dizer que crianças, grávidas e algumas pessoas com doenças crônicas recebem isenção.

 

  1. Educação

Por lá, os cursos de graduação têm duração de três anos, à exceção de alguns, como Medicina, por exemplo. E é possível fazer mestrado integrado, ou seja, sair como mestre num total de cinco anos de estudo.

E ainda no quesito educação, não se assuste ao ver pessoas com roupas tipo as do Harry Potter. É que no período de recepção dos calouros, os veteranos usam essa roupa que parece uma batina.

 

  1. Educação infantil

Se você tem filhos, saiba que a creche depende do ganho da família, ou seja, não é um valor fixo, tal como é aqui no Brasil. A creche em Portugal é de acordo com o escalão do imposto de renda, então quem ganha mais paga mais.

 

  1. Cultura brasileira

Os portugueses normalmente sabem muito mais sobre o Brasil do que nós sabemos sobre Portugal. Isso acontece porque nossas músicas tocam lá, principalmente sertanejo e funk. Além disso, claro, tem as novelas. Pela Globo Portugal eles assistem não só o que está passando aqui como também novelas mais antigas.

 

  1. Nome de bebês

Aqui no Brasil os pais têm a liberdade de escolher o nome dos filhos, certo? Mas lá em Portugal não é assim. Não dá pra sair escolhendo qualquer nome, apenas os que fazem parte de uma lista. É por isso que se vê muita Maria, Inês, Miguel, Tiago, João…

Mas isso não vale para estrangeiros, ok? Então se você estiver em Portugal e decidir ter um bebê, tudo bem colocar o nome dele em homenagem ao nosso atacante Richarlison.

 

  1. Idade para dirigir

Por fim, dirigir. Aqui no Brasil só é possível tirar a carteira de motorista após os 18 anos, não é mesmo? Em Portugal a idade mínima é menor, 16 anos.

E aí, gostou das curiosidades? Algumas coisas são realmente bem diferentes, mas acredite: em pouco tempo você se acostuma. E se integrar a cultura portuguesa não é difícil, principalmente porque o idioma é um facilitador.